domingo, 23 de dezembro de 2012

Tabagismo



Considerandos:

A função respiratória é uma das mais, senão “a mais importante” função de um organismo Vivo.
O Pulmão ( Fei ) é o único órgão que capta e oferece ao organismo, elementos do meio exterior/Universo vitais à sua existência como o Oxigénio.
A troca (permuta) gasosa a nível Alveolar no Pulmão, faz-se através de uma membrana – Surfactante – pela qual o O2 penetra no sangue ligando-se à hemoglobina do eritrócito e o CO2 é removido para o exterior.

Esta membrana surfactante, éextraordinariamente sensível e frágil, a Hematose depende da sua perfeita funcionalidade ou seja Integridade, e os seus maiores agressores vêm do exterior, como sejam os componentes do cigarro que a destroem irreversivelmente!

 

Assim o Oxigénio na forma de oxihemoglobina (no eritrócito) é transportado para todas as células do organismo, onde é utilizado para a formação do ATP, energia funcional para o metabolismo de todas as estruturas que realizam trabalho. Este processo de fabrico ocorre na Mitocôndria, organela celular,
e é um processo simples ,mas complexo e cálcio - oxigénio dependente!
Podemos perceber que todas as funções vitais a nível cerebral, cardíaco, intestinal, renal, pulmonar etc.… necessitam do ATP para o seu trabalho intrínseco.
Se a respiração alveolar, não estiver preservada, fica evidente o risco de Hipoxia (baixa de oxigénio a nível celular) e consequente falta de energia e respectivo deficit funcional do órgão ou órgãos em causa.

A nível cerebral vemos a memória a fragilizar-se, dores de cabeça persistentes e cíclicas, zumbidos, tonturas etc. A nível de pele e couro cabeludo, podemos perceber a queda de cabelos, principalmente aqueles que dependem da micro circulação a que primeiramente é atingida…, perda da hidratação da epiderme e das mucosas, inflamação dos brônquios e respectivo aparecimento da tosse vespertina ou nocturna, os sibilos nocturnos, primeiros avisos da formação do enfisema, perda de paladar por queimação constante das papilas gustativas tom de voz mais grave por perda da elasticidade das cordas vocais …

O cansaço fisico é notório por perda da capacidade respiratória e consequente diminuíção de energia muscular ATP, com respiração ofegante no exercício!

Não pretendo senão ajudar todos os que visitam este blogue, com um alerta sobre os efeitos nocivos do cigarro, assunto já sobejamente abordado na sociedade mas como terapeuta e ex-fumante (> a 30 anos) e cessante há 16, desejo dar o meu contributo.

A Reflexologia ou as técnicas de terapia adequadas do Shiatsu podem ajudar todo aquele que deseja parar de fumar , com uma melhor harmonização do seu estado geral, estimulando as defesas pulmonares e suas energias QI específicas, ou o Reflexo bronquiolar no pé, dentre outras abordagens, para por exemplo, melhorar a capacidade de respiração e volumes expiratórios.

As técnicas a utilizar serão adequadas a cada caso em específico, porque cada um de nós, tem um momento e perfil próprio e sempre diferente, será portanto o terapeuta experiente, a poder estabelecer a melhor abordagem em cada caso.
Fica no entanto expresso, que na minha experiência a Podo Reflexologia é um aliado potente na iniciativa e desafio do "deixar de fumar"....


Tabaco

COMPONENTES QUÍMICOS

O princípio activo do tabaco é a nicotina e esta, em preparações como o cigarro, contém 9 – 17 mg/unidade; no charuto, 20 – 50 mg/unidade.
O tabaco, quando queimado, fornece número elevado de substâncias gasosas e partículas sólidas (aproximadamente 4.000), das quais 90% são inaladas por meio de sua fumaça.
As substâncias químicas isoladas do fumo e do condensado do cigarro podem ser classificadas em:

Nicotina e derivados;
Monóxido de carbono (CO);
Alcatrão: composto de substâncias irritantes e cancerígenas:
Substâncias irritantes: acroleina, formaldeido, cetonas, ácido cianídrico, fenóis, etc.
Agentes cancerígenos: benzopireno, formaldeido, níquel, nitrosaminas, acetaldeido e elementos radioativos.

4. Aditivos: nitratos, fertilizantes, inseticidas (DDT), fungicidas, mentol, corantes, etc.
A Nicotina está presente nas folhas de tabaco e é considerada um estimulante, uma vez que excita muitas células cerebrais e excita a atenção. Não chega a ser tão danosa quanto o alcatrão e o monóxido de carbono, mas seu papel é mais traiçoeiro – quando, no esforço para obtê-la, as pessoas acabam inalando monóxido e os sub-produtos do alcatrão. A nicotina provoca contração e acúmulo de gordura (colesterol) nas paredes das artérias, diminuindo a passagem do sangue e, conseqüentemente, predispondo ao derrame cerebral e ao infarto do miocárdio.
O Alcatrão é uma das maiores ameaças à saúde contidas no cigarro, podendo originar vários tipos de câncer. Além disso, suas pequenas partículas destróem os alvéolos, causando sérios problemas respiratórios, como enfisema, por exemplo.
O Monóxido de Carbono (CO) é um gás que passa facilmente dos alvéolos pulmonares para a corrente sangüínea, onde se combina com a hemoglobina (substância do sangue que transporta O2 para os tecidos), forma-se, então, a carboxihemoglobina (COHb), gerando carência de O2 no organismo pela dificuldade da hemoglobina em transportar o oxigênio.
EFEITOS NO ORGANISMO
A absorção da nicotina pelo pulmão é rápida, quase como se fosse administrada na veia, chegando ao cérebro em 8 segundos após a inalacão.
A probabilidade de apresentar-se qualquer doença ligada ao cigarro aumenta com o número de cigarros fumados por dia ou maços por ano. A diferença de efeitos produzidos entre fumantes de cigarro, cachimbo, charutos está provavelmente relacionada ao hábito de tragar, que é menor no cachimbo e charuto; entretanto, nestes últimos é maior o índice de absorção pela mucosa bucal e nasofaríngea, havendo aumento de doenças provenientes nestas áreas.
A. SISTEMA NERVOSO CENTRAL
A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte.
A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica. A origem central da resposta do vômito é a estimulação do centro do gatilho do vômito.

B- APARELHO CARDIOVASCULAR
A ação deste sistema é exercida especialmente pela nicotina e o monóxido de carbono. A primeira possui efeito constritor em alguns vasos, quando estimula a liberação de substâncias chamadas catecolaminas, que, por sua vez, aumentam a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

Já o monóxido de carbono forma a carboxihemoglobina, resultando em deficiência na oxigenação dos tecidos. Em média os fumantes têm cerca de l0% de sua hemoglobina inutilizada, sendo que esta percentagem aumenta para 30% em casos de fumantes que consomem mais de um maço de cigarro por dia. Vale ainda mencionar que o nível de 60% de hemoglobina inutilizada é letal.

A vida média da carboxihemoglobina é de 4 horas. Caso o indivíduo deixe de fumar por 24 horas, o nível de carboxihemoglobina aproximar-se-á de zero. Assim, 24 horas sem fumar correspondem a uma transfusão de cerca de um litro de sangue.

A aceleração do ritmo cardíaco, a elevação da pressào arterial, e a hipóxia continuada obrigam o coração do fumante a exercer maior trabalho, em piores condições.

O fumo também aumenta o colesterol total, contribuindo para o desenvolvimento da arterosclerose. Nos EUA o cigarro é a principal causa de doenças coronarianas. Aproximadamente 20% das 500.000 mortes por doenças do coração ocorridas a cada ano são atribuídas ao cigarro. O cigarro ainda é uma importante causa de doenças vasculocerebrais, respondendo por cerca de l8% das l50.000 mortes por derrames cerebrais a cada ano.

C. APARELHO RESPIRATÓRIO
O fumo do cigarro causa broncoconstrição e esse efeito dura em média uma hora; em asmáticos, tal efeito é ainda maior. Além disso, a irritação da mucosa estimula a produção de muco; o fumo também imobiliza os cílios, diminuindo a sua função defensora, uma vez que há a intoxicação por meio de substâncias como a acroleína. Estes efeitos aumentam o risco de infeção – o que explica a grande incidência de casos de bronquite em fumantes. Finalmente, o fumo predispõe à enfisema pulmonar, o que é irreversível.
O tabagismo é o fator isolado mais importante para o desenvolvimento do câncer de pulmão (90% do casos).

As substâncias contidas e liberadas pela queima do cigarro, provocam inflamação continuada da parede brônquica, perda dos cílios, hipertrofia das glândulas, fibrose e estreitamento da luz dos brônquios. Estes processos caracterizam a bronquite crônica. A dilatação dos alvéolos, acompanhada da ruptura dos septos, proporciona a instalação do enfisema pulmonar, bem como dificuldade de expiração do ar, o que virá a acarretar, por sua vez, doença pulmonar obstrutiva, entre outros efeitos.

F. OUTRAS ALTERAÇÕES
Disposição ao câncer de: laringe (há a probabilidade deste tipo de câncer manifestar-se sete vezes mais que o comum), cavidade oral, esôfago; bem como para o câncer de: bexiga , rim e pâncreas;
Disposição à gastrite aguda e a úlceras pépticas;
Publicada por Reflexologia Podal - A Voz da Alma em 19:57 0 comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário